Dicas para um Natal seguro

Luzes brilhantes, velas, árvores de Natal naturais ou artificiais e outras decorações são partes muito importantes da celebração do Natal. Além de ser festivo e divertido, as decorações que sua família traz todos os anos podem ajudar as crianças a se sentirem ligadas à tradição familiar. Para ajudar a garantir que sua decoração de Natal seja segura, a Academia Americana de Pediatria oferece algumas dicas.

Ao comprar uma árvore viva, verifique se há frescor. As folhas (agulhas) devem ser difíceis de retirar e não devem quebrar quando você as dobrar. Quando você toca a árvore no chão, apenas algumas folhas devem cair. Corte alguns centímetros da parte de baixo do tronco antes de colocá-lo no suporte e mantenha o suporte cheio de água.

Se você tem uma árvore artificial, certifique-se de que ela seja rotulada como "Resistente ao Fogo" e Ao montar uma árvore em casa, coloque-a longe de lareiras, radiadores ou aquecedores portáteis. Coloque a árvore fora do caminho do tráfego e não bloqueie as portas.

Use somente materiais não combustíveis ou resistentes a chamas para aparar uma árvore.

Verifique todas as luzes antes de pendurá-las em uma árvore ou em sua casa, mesmo que você as tenha comprado. Certifique-se de que todas as lâmpadas funcionam e que não existem fios desgastados, tomadas quebradas ou conexões soltas. Luzes de LED e com selo de garantia do Inmetro são as mais seguras .

Seja cauteloso com enfeites que podem conter chumbo. Escolha enfeites ou pingentes artificiais de plástico ou materiais sem chumbo. Fios leves podem conter chumbo nos soquetes de lâmpada e revestimento de fios, às vezes em grandes quantidades. Certifique-se de que suas luzes estejam fora do alcance de crianças pequenas que possam tentar colocar luzes em suas bocas e lave as mãos após manuseá-las.

Antes de usar luzes ao ar livre, verifique as etiquetas para ter certeza de que elas foram certificadas para uso externo. Para segurar as luzes no lugar, amarre-as através de ganchos ou grampos isolados, não de pregos ou tachas. Nunca puxe as luzes para removê-las. Conecte todas as decorações elétricas externas em tomadas diferentes ou uso um filtro de linha para evitar possíveis choques ou incêndios .

Ao acender velas, remova os materiais inflamáveis ​​da área e coloque as velas onde elas não serão derrubadas. Nunca deixe uma vela acesa sem vigilância. Não use velas acesas em uma árvore ou perto de outras.

Em residências com crianças pequenas, tome cuidado especial para evitar decorações que sejam pontiagudas ou quebradiças. Mantenha guarnições com pequenas peças removíveis fora do alcance das crianças para evitar que engulam ou inalem pequenos pedaços. Evite enfeites que se assemelham a doces ou alimentos que possam levar uma criança a comê-los.

Use luvas para evitar a irritação dos olhos e da pele enquanto decorar com "Angel hair" em vidro fiado. Siga as instruções do recipiente com cuidado para evitar a irritação do pulmão durante a decoração com sprays de neve artificiais.

Remova todos os papéis de embrulho, bolsas, papel, fitas e laços das áreas de árvores e lareiras após a abertura dos presentes. Esses itens podem representar riscos de sufocamento e asfixia para uma criança pequena, ou podem causar um incêndio se estiverem perto da chama

Texto da Academia Americana de Pediatria - Traduzido e adaptado.

Para maiores informações acessar : www.aap.org


Posts Em Destaque