DIETA MIDIÁTICA SAUDÁVEL


DIETA MIDIÁTICA SAUDÁVEL

Vivemos numa época de grande desafio quanto ao manejo da tecnologia na vida de todos nós, tanto os adultos como as crianças. Há benefícios e malefícios nisso e o Pediatra deve estar atento para poder ajudar e orientar as famílias da melhor maneira. Nos precisaremos aprender como exercer essa mediacao .... até onde proibir e quando podemos liberar ... e ainda, o que podemos liberar ....

Por isso a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou uma Documentação baseada em estudos para norteamento dos Pediatras, dos pais e dos professores quanto a melhor conduta a ser adotada em relação ao tempo de exposição das crianças as telas digitais ( ou seja: TV, COMPUTADOR, TABLET, CELULAR)

Abaixo encontra-se o link para acesso a essa documentação , caso desejem se aprofundar e entender melhor sobre os riscos aos quais as crianças podem estar expostas , sintomas a serem observados nas crianças e também sobre como podemos ajudá-los e protegê-los desses riscos, com sabedoria e amor.

Portanto, a SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP), que agrega 22.000 médicos pediatras cuidando do futuro do Brasil, RECOMENDA:

  • O tempo de uso diário ou a duração total/dia do uso de tecnologia digital seja limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes.

  • Crianças de 0 a 1 ANO E 6 MESES: NÃO DEVEM TER EXPOSICAO AS TELAS DIGITAIS . Estimular essa idade com brincadeiras educativas e livros, falando muitas palavras com a criança de forma clara, devagar, correta e diferente . Sabe-se que crianças, quando estimuladas de forma errada, ficam mais propensas a apresentar dificuldade na concentração e no aprendizado escolar.

Crianças de 1 ano e meio a 5 anos: LIMITAR O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AS TELAS DIGITAIS AO, NO MAXIMO, 1 HORA POR DIA . EVITAR ESSA EXPOSIÇÃO DURANTE AS REFEIÇÕES E POR 2 H ANTES DE DORMIR. Ficar junto da criança nesse momento de exposição, orientando-a quanto a jogos educativos de boa procedência. Evitar atividades passivas como filmes, tutoriais, desenhos e musicais, os quais não ajudam no seu desenvolvimento.

Crianças maiores de 5 anos e adolescentes: LIMITAR O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AS TELAS DIGITAIS AO, NO MAXIMO, 2HORAS POR DIA. EVITAR ESSA EXPOSIÇÃO DURANTE AS REFEIÇÕES E POR 2 H ANTES DE DORMIR

  • Crianças entre 0 a 10 anos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos. Adolescentes não devem ficar isolados nos seus quartos ou ultrapassar suas horas saudáveis de sono às noites (8-9 horas/noite/fases de crescimento e desenvolvimento cerebral e mental). Estimular atividade física diária por uma hora.

Lembrar sempre que você como adulto, pai ou mãe, e, com a convivência diária, se torna um modelo de referência para seus filhos. Portanto, deve dar o primeiro exemplo, limitando o seu tempo de trabalho no computador, quando estiver em casa.

Fonte: sbp.com.br - Manual de Orientação - Saude de Crianças e Adolescentes na Era Digital

#dieta #dietamidiatica

Posts Em Destaque
Posts Recentes